A cada 40 segundos uma empresa é atacada por ransomware

16/05/2017

A cada 40 segundos, uma empresa é atacada por ransomware.  E mesmo as empresas  que pagam o valor exigido pelos cyber criminosos não conseguem recuperar seus dados (1 em cada 5).

Na semana passada tivemos um ataque a nível mundial pelo malware ransomware WannaCry que infectou empresas no mundo inteiro.  Os pesquisadores da Kaspersky Lab estão buscando solução para decriptar os arquivos infectados pelo WannaCry e não vão descansar até conseguir uma ferramenta para ajudar a todas as empresas infectadas independente da solução instalada.

A proteção de nossos clientes é prioritária e para assegurar que você esteja protegido contra estes e outros malwares que venham a ser criados recomendamos seguir os seguintes passos:

  1. Instale as atualizações dos softwares. No caso do WannaCry é essencial que se faça a atualização proporcionada pela Microsoft para fazer o patch da vulnerabilidade usada pelo WannaCry. Saiba mais aqui
  2. Execute um scan manual em todas as áreas críticas e se for encontrado: MEM: Trojan.Win64.EquationDrug.gen (neste formato é como se detecta o WannaCry), remova e reinicie o sistema
  3. Assegure-se que o Inspetor de Sistema (System Wacher) está habilitado. O Inspetor de Sistema, é fundamental para proteger contra futuros malwares. Saiba como habilitar aqui
  4. A própria Microsoft em função da gravidade do WannaCry está disponibizando atualizacões para sistemas não suportados (Windows XP ou Windows 2003)
  5. Crie cópias de segurança (Backup) de seus arquivos de forma regular.

Lembramos que o Inspetor de Sistems (System Watcher), que é um módulo integrado em todas as soluções de segurança da Kaspersky Lab, permite também voltar ao estado anterior em caso de alterações criadas pelo ransomware.

Para maiores informações do WannaCry e outros malwares por favor consulte o site da Kaspersky Lab,  Secure List para estar atualizado.