Agora você pode baixar o Linux pela loja do Windows

12/05/2017

A loja de aplicativos do Windows vai ganhar uma série de novidades, incluindo a melhor alternativa ao Windows: o Linux. A empresa anunciou hoje durante a sua conferência Build para desenvolvedores que passará a disponibilizar três versões diferentes do Linux (Ubuntu, Fedora e Suse) na Windows Store.

Essa medida mostra uma aproximação ainda maior da Microsoft com o ecossistema de software aberto que a empresa chegou a chamar de “câncer”. No ano passado, a empresa passou a ser parte da Fundação Linux, uma organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento e a otimização da plataforma aberta, para o qual ela começou a doar US$ 500 mil anualmente.

 

Quem te viu, quem te vê

No entanto, não se trata de uma medida “altruísta” da Microsoft. Como o Business Insider aponta, a empresa sabe que os desenvolvedores de aplicativos gostam de usar software Linux, e já tinha disponibilizado uma maneira de eles usarem Linux no Windows no ano passado, com o Windows Subsystems for Linux.

Fora isso, a empresa também já tinha lançado uma versão para Linux do sistema de gerenciamento de dados My SQL Server em 2016 – um de seus produtos mais lucrativos. Essa medida, portanto, é mais uma maneira incentivar va usar os sistemas da Microsoft, para que eles continuem criando aplicativos que possam ser vendidos na loja do Windows.

O anúncio é mais uma indicação da guinada que a Microsoft deu sob o comando de Satya Nadella. Desde que ele virou CEO da empresa fundada por Bill Gates, ficou claro uma postura mais aberta da Microsoft com relação a seus produtos e aos outros sistemas operacionais.