App do Gmail ganha sistema que alerta sobre possíveis golpes

04/05/2017

 

Por mais que seja uma das formas mais manjadas de ataque, o e-mail continua sendo a maneira mais utilizada por criminosos para ataques digitais que visam o roubo de dados ou a obtenção de informações financeiras de vítimas incautas. Para lutar contra a ameaça, o Google está implementando um sistema de avisos automáticos no app do Gmail justamente para evitar que os usuários caiam nessa.

 

Inicialmente disponível apenas na versão Android do aplicativo, a novidade aparece sempre que alguém clicar em um link considerado suspeito. Na mensagem, o usuário é alertado que o site que está tentando visitar foi identificado como falso ou suspeito e pode pedir por informações que podem levar a problemas de segurança.

 

O funcionamento é semelhante ao alerta que já aparece há bastante tempo no navegador, inclusive em layout. O usuário não pode clicar em lugar algum da tela para continuar, mas, se desejar, pode copiar e colar a URL em uma janela do browser móvel para seguir até o site. Caso seja necessário, pode também indicar que o alerta está sendo exibido de maneira indevida e que o site em questão foi colocado erroneamente na lista negra.

 

Trata-se de uma resposta do Google aos ataques digitais que cada vez mais se intensificam, com ransomwares e roubo de dados ainda no topo da lista de crimes virtuais mais comuns. Tais golpes se apoiam na ingenuidade dos utilizadores e também em uma aparência de legitimidade. É aí que entram sistemas como o do Gmail, capazes de notar aquilo que um usuário inocente pode não observar.

 

O novo recurso está sendo implementado aos poucos e deve estar disponível para todos os usuários de Android ao longo das próximas semanas. O Google não informou quando a novidade será aplicada ao app para iOS.