Dona de iPhone perde 33 mil fotos depois de recarregar aparelho indevidamente

24/05/2017

Perder fotos e vídeos gravados pode ser um pesadelo para qualquer pessoa, mas soa como algo ainda pior quando estamos falando de uma redatora especializada em moda. Foi exatamente o que aconteceu com Brianna Arps, que escreve para o site INSIDER. Ela perdeu nada menos do que 33 mil fotos e arquivos de seu iPhone 6. O motivo? Mau uso da bateria e do carregador.

 

 

O caso aconteceu em fevereiro, quando ela se preparava para sair. Ela conta que está acostumada a duas situações – se arrumar ouvindo música e usar o smartphone até que ele desligue por falta de energia. Ambos os casos estavam em andamento na noite de 18 de fevereiro, enquanto ela tirava selfies e ouvia suas bandas favoritas. A bateria estava em 3%.

 

 

Quando o iPhone 6 “morreu”, ela o plugou à energia e esperou o dispositivo voltar a ligar, o que acontece quando a bateria atinge 5% de carga. Aí começou o erro: ela o removeu da tomada e voltou a ouvir músicas e tirar selfies, até que ele desligasse novamente, um processo que foi repetido por cinco vezes em sequência.

 

 

O dispositivo da Apple não sobreviveu à sexta tentativa. Ao perceber que ele não voltou a ligar mesmo após 25 minutos ligado ao carregador, ela realizou o processo de hard reset, em uma tentativa de forçar o funcionamento. A tela ligou com o símbolo do iTunes, o que indicava que o smartphone estava em modo de recuperação, precisando ser ligado ao computador. Após isso, veio o desespero – todos os seus dados antigos haviam sido perdidos.

 

 

Arps não se importou tanto com a agenda de contatos ou os documentos perdidos, mas pirou quando notou que suas mais de 30 mil fotos haviam desaparecido. Lá, além de milhares de selfies e imagens de produtos, estavam memórias de sua formatura, encontros com amigos e momentos especiais com a família. Tudo perdido, pois ela também não havia realizado backup.

 

 

De acordo com a Apple, podem ser duas as causas para o problema. Os dados do iPhone 6 podem ter sido corrompidos após os desligamentos sucessivos ou a mesma coisa pode ter causado um superaquecimento da bateria, levando o dispositivo ao modo de segurança durante a escrita de dados, causando o mesmo efeito.

 

 

O caso chamou a atenção para o uso indevido da bateria dos smartphones, já que muita gente não presta atenção à quantidade restante disponível. Já falamos bastante dos mitos e verdades sobre esse assunto no Canaltech, mas nunca é demais citar algumas dicas para evitar as falhas:

 

 

Nunca deixe seu celular morrer para recarregar a bateria. O ideal é pluga-lo à tomada quando ele estiver com cerca de 10% de energia restante;
Além disso, o ideal é não deixá-lo conectado após a carga máxima ter sido atingida. Nesse caso, o dispositivo ficará repondo o consumo que está sendo realizado, gerando stress e reduzindo sua vida útil;

 

Sempre utilize carregadores e cabos oficiais, de preferência da mesma marca do dispositivo. Caso deseje adquirir um componente extra, procure comprar os do próprio fabricante para evitar problemas e garantir compatibilidade total;
Evite utilizar o dispositivo durante o processo de recarga.
Além disso, para evitar que a calamidade sofrida por Arps também aconteça com você, é bom não baixar aplicativos, tirar fotos ou alterar documentos quando a bateria estiver nas últimas. Caso o dispositivo venha a desligar durante o processo, os dados podem acabar corrompidos. Você terá sorte se apenas aquele vídeo que estava sendo gravado for perdido, mas o azar pode bater na sua porta caso todo o sistema operacional acabe prejudicado, como aconteceu com a jornalista.

Ainda, é importante ter soluções de backup instaladas e funcionando. Tanto o Android quanto o iOS possuem sistemas de backup que podem funcionar, inclusive, automaticamente, fazendo o upload de todos os dados e configurações para a nuvem e garantindo o retorno deles em caso de problemas.