Espanha e Brasil planejam cabo de fibra óptica submarino até 2019

25/04/2017

Espanha e Brasil planejam cabo de fibra óptica submarino até 2019

Cabo terá 9,2 mil km de extensão e capacidade de transferir 72 terabytes por segundo.

 

Os governos do Brasil e da Espanha se juntaram para ligar os dois países por um cabo submarino no Oceano Atlântico e oferecer serviços online e em nuvem rápidos para cidadãos de ambos os países até 2019, ressaltando esforços para desviar as comunicações para fora da América do Norte.

 

O cabo submarino EllaLink conectará data centers em Madri e São Paulo, assim como em Lisboa, usando anéis de fibra blindada, disseram autoridades nesta segunda-feira (24). Ao longo da rota, o cabo também ligará os arquipélagos da Madeira, as Ilhas Canárias da Espanha e Cabo Verde da África.

 

Durante evento em São Paulo, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que a obra para construir o primeiro cabo submarino de fibra óptica ligando Europa ao Brasil deve ajudar a melhorar a segurança e a privacidade dos dados, por redirecionar as chamadas e navegação pela internet para longe do alcance dos EUA.

 

A ideia ganhou força quase quatro anos após a ex-presidente Dilma Rousseff e outros autoridades terem sido alvos de espionagem pessoal e econômica por agências de inteligência dos EUA.

Documentos divulgados pelo ex-contratado da agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden em 2013 mostraram que a Agência de Segurança Nacional dos EUA havia espionado os telefonemas de Dilma e de milhões de brasileiros.

O cabo submarino terá 9,2 mil km de extensão. Com potencial de transferir dados a 72 terabytes por segundo, terá cerca de sete vezes a capacidade de comunicação existente entre a América Latina e o resto do mundo, disse Alfonso Gajate, presidente da EulaLink, um dos parceiros no negócio. Não foram dadas estimativas de custos.

A única ligação direta entre a Europa e a América do Sul é um cabo de cobre de 20 Gigabytes instalado em 1999 por um consórcio de operadores de telefonia.

 

 

Caso tenha perdido seus dados a DATADISK é a solução ligue para:
(11) 2101-2288
(11) 4064-8800
0800-7253282