Grupo ligado a vazamento de ferramentas da NSA ameaça vender novos segredos de tecnologia

16/05/2017

O grupo que levou crédito por vazar as ferramentas de espionagem cibernética da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, incluindo as utilizadas no ciberataque de sexta-feira (12) com o “ransomware” “WannaCry”, disse que planeja vender um código que pode ser usado para invadir os computadores, softwares e celulares mais usados do mundo.

O grupo Shadow Brokers disse em comunicado online que, a partir de junho, vai começar a liberar software para qualquer um disposto a pagar pelo acesso a alguns dos maiores segredos comerciais do mundo tecnológico.

Na publicação em um blog, o grupo disse que está criando um “despejo mensal de dados” e que pode oferecer ferramentas para invadir navegadores de internet, roteadores, celulares, além de artimanhas mais recentes para Windows 10 e dados roubados de bancos centrais.

O grupo disse que está pronto para vender acesso a vulnerabilidades não divulgadas anteriormente, conhecidas como dias-zero, que podem ser usadas para atacar o mais recente sistema de software da Microsoft, o Windows 10. A publicação não identificou outros produtos pelo nome.

Ele também ameaçou despejar dados de bancos que usam a rede de transferência internacional de dinheiro SWIFT e dos programas nuclear e de míssil da Rússia, China, Irã ou Coreia do Norte, sem fornecer mais detalhes.

“Mais detalhes em junho”, prometeu o grupo.