Ransomware Petya já chegou ao Brasil e afeta Hospital do Câncer de Barretos

27/06/2017

 

Hoje pela manhã, informamos sobre um novo ataque hacker utilizando o ransomware Petya que já afetou diversos países da Europa e dos Estados Unidos. Agora, o ataque já chegou ao Brasil, afetando os computadores do Hospital do Câncer de Barretos.

 

O hospital informou em sua página no Facebook que seu sistema foi afetado por uma invasão durante a manhã desta terça (27), e as unidades de Jales (SP) e Porto Velho (RO), além dos Institutos de Prevenção, também sofreram com o ataque que pede um valor em dinheiro para devolver os arquivos roubados e o acesso aos computadores da rede.

O Hospital de Câncer de Barretos informa que o seu sistema foi afetado por uma invasão envolvendo hackers na manhã desta…

Publicado por Hospital de Câncer de Barretos em Terça, 27 de junho de 2017

 

O Petya, ou Petwrap, como também é chamado, infecta o computador com Windows e criptografa todos os seus arquivos, pedindo um resgate no valor de US$ 300 para a liberação de cada máquina. Os criminosos pedem que o pagamento seja feito usando Bitcoins em uma carteira determinada, que já teria recebido US$ 2,3 mil desde o início das infecções. Contudo, não há garantias de que os dados são mesmo devolvidos após o pagamento.