Você sabe o que é VPN? Conheça agora mesmo

19/06/2017

Rede Particular Virtual

Com certeza, você já ouviu falar de VPNVirtual Private Network. O recurso, cuja sigla em inglês significa Rede Particular Virtual, é uma das ferramentas mais importantes quando se trata de segurança da informação. Ela é essencial para conectar dois ou mais computadores pela internet e manter os dados seguros enquanto trafegam pela rede.

 

 

A VPN trabalha por meio do tunelamento. A prática funciona como uma rodovia dentro de um túnel: imagine que os dados são os carros – que estão criptografados – e quem está do lado de fora não consegue ver o que se passa lá dentro.

 

A VPN permite que as empresas tenham suas informações acessadas pelos funcionários através da internet.

Muito usada no mundo corporativo, a VPN permite que as empresas tenham suas informações trocadas entre os funcionários. Eles podem acessar servidores e serviços de qualquer lugar do mundo, tudo pela web, sem correr o risco dessas informações serem interceptadas por outras pessoas. Isso é possível graças à criptografia, que garante que os dados transmitidos por um computador só possam ser lidos por máquinas que pertençam à mesma rede.

 

A VPN trabalha por meio do tunelamento.

Quando os empregados fazem home office ou estão viajando, podem acessar todos os programas e dados da empresa, precisando apenas ter uma VPN instalada em seu computador e uma senha.

Quais as vantagens da VPN para o usuário individual?

A VPN não é útil apenas para as empresas. Você também pode se beneficiar desse recurso. Além de assegurar que as informações não serão vistas por cibercriminosos, o tunelamento permite que o IP do computador seja mascarado. Isso quer dizer que você pode estar aí na sua casa, mas os sites acharão que você está em outro país. Por exemplo, no Irã, onde o governo proíbe seus cidadãos de acessarem o Youtube, é possível ver todos os vídeos da página com o uso de uma VPN.

 

Se você estiver cansado de esperar aquela série ou filme do Netflix vir para o Brasil, basta usar uma VPN para conseguir navegar pelo catálogo dos Estados Unidos. E se aqueles anúncios baseados nas suas preferências e em tudo que você digita no Google te incomodam, a VPN pode impedir que os provedores mapeiem seu perfil de uso da rede.

No Brasil, a VPN ficou bastante conhecida depois que a justiça bloqueou o Whatsapp em todo o país. Quem usou a VPN conseguiu burlar a determinação do juiz e acessou o aplicativo de troca de mensagens tranquilamente.

Se você quiser testar em casa, use o Security Line, da Avast ou o Hola, no Chrome. O IPVanish, Astrill e Private Internet Acess funcionam bem em qualquer navegador e são gratuitos e bem fáceis de usar.